terça-feira, 15 de abril de 2008

"Estou tão assustado que vou fazer de urso mau"

Não me disse isto. Mas poderia ter dito. Não foi preciso. Demonstrou.
Hoje um menino de 10 anos quase que me agrediu, recusou-se a entrar no gabinete, disse à mãe que o empurrava para a consulta "tira as patas de cima de mim", recusou-se a manter contacto ocular comigo numa postura desafiante e opositiva.
Este menino sofre. Mais do que os meninos que choram quando sofrem. É um menino que sofre, que tem medo, que está zangado e que não sabe como fazer com isso tudo o que sente. Age mal.
Este menino é vítima de "bullying".
Este menino quando sorri é uma criança simpática.
Saiu da consulta depois de fazer-lhe o que me tinha proposto fazer-lhe em termos de avaliação psicológica.
Custou, mas não desinvesti.
Este menino precisa de colo. Muito. Mesmo quando nos agride é um pedido.
Não agrediu mais. Deu-me um beijo no final e disse: Gostei dos jogos que fizemos.


Ring a Bell?

4 comentários:

Anónimo disse...

Quem não se rende a ti? ;)

Marco A. disse...

Uma história muito triste, mas infelizmente uma realidade que nem sequer é muito rara...

Pelo menos parece ter saído bem melhor do que entrou do teu gabinete, teve a sorte de encontrar alguém que compreendeu o seu sofrimento e o tentou ajudar, mas temo que as causas que o deixam nesse estado continuem a ocorrer fora dessa porta. :(

Anónimo disse...

Os putos agressivos e isso é porque podem estar deprimidos ou sofrerem? Boa! Nunca tinha pensado nisso. Pensei que eram apenas maus :S

C disse...

Quanto pior é o comportamento maior é a probabilidade de sofrimento psicológico. Não tenham a menor dúvida disso. Só se se tratar de um psicopata!