segunda-feira, 31 de março de 2008

Frases ix

"Quando Pedro me fala sobre Paulo, sei mais de Pedro que de
Paulo".


Herr Doktor Freud




Ring a Bell?

Eu Recomendo i

"Lado Selvagem", em inglês "Into the Wild" .
Quem ainda puder apanhar, está nos cinemas do Cidade do Porto.
Para o resto do "meu" pessoal, não vos posso dizer onde ainda esteja em cartaz (poder, poder, até podia, mas não me apetece agora ir em busca disso).
Há o livro que um dia irei ler certamente.
Mas o filme é algo verdadeiramente... intenso. De uma intensidade diferente, que gira à volta da profundidade de uma personagem e que me parece francamente bem realizado pelo Sean Penn.
E mais não digo. Vejam!



Ring a Bell?

A conta que Deus fez ii

Eu e mamãe no Zoo de Lisboa (1977/78)

Quando o colo existia, realmente, mesmo se os medos de então estivessem personificados em animais (mais ou menos) selvagens.
Agora os medos são outros. O colo existe ainda, mas com o cariz securizante de então perdeu-se algures lá atrás, entre a perda da inocência e o desejo de crescer...
Sem Ring a Bell?

Sítios que me enchem a alma vii



Ring a Bell?

sexta-feira, 28 de março de 2008

A conta que Deus fez i


Diz que são os 33, pelo que se trata de uma idade... divina.
A ver vamos.
Até lá penso nas idades menos divinas, nas quedas e nos risos, nas aprendizagens, nos amigos, na família de então e na família de agora, no que mudei e no que não mudei. Nas pessoas que perdi porque mas tiraram. Ou porque quiseram ir. Ou porque deixei que fossem. Ou porque fugi delas.
E sim, garanto-vos que já me sinto naquela idade que mudaria muita coisa para trás, mas que me arrependo de muito pouca coisa... O maior arrependimento é o de nem sempre ter feito feliz as pessoas à minha volta, que me querem e/ ou queriam muito, que me deram colo e tabefes (os "tabefes" mentais custam bem mais) quando precisava.
Honestamente tento cada dia ser melhor pessoa mas ultimamente acho que não tenho conseguido, ainda que todos os dias, ao deitar, faça para mim essa declaração de intenções: "que amanhã seja melhor pessoa do que hoje fui". Acho que aprendi a manipular-me e isso é mau.
Há alturas em que o percurso olhado daqui, para trás, é fantástico, com muitas coisas boas a atenuar algumas más. Mas há dias meus amigos... Há dias em que uma vivência de 5 minutos que seja vem à memória e tudo escorre e sinto-me perdida. Mesmo que fosse uma vivência de há quase 30 anos. Ou do ano passado. Ou de há uns instante atrás.
Crescer custa, sofre-se. Eu passo muito esta mensagem aos meus pacientes. Tantas vezes que é mecânica já, de pouco interiorizada. E a mim, houve alturas que custou, mas digo-vos custou a valer! Que não compreendia porque algumas coisas me aconteciam, que sentia que não valia muito a pena por cá andar. E eu, garanto-vos, nunca fui depressiva!
Tenho aprendido muito de mim e continuarei a aprender. E há coisas que não gosto de aprender acerca de mim. Mas também se não as aprender, não lhes concedo existência, logo, não as posso desaprender, mudar, tirar ou atenuar... Lá está, custa crescer. E como se cresce até morrer, isto ainda há-de custar mais um bocado.
Há quem diga que antes do nosso aniversário ocorre um fenómeno parecido ao do final de ano. Fazemos balanços. Acho que isto é um balanço, sem ter tido outra intenção que não a de mostrar a C. lá atrás, na década de 70, quando ainda podia ser tudo porque tudo estava em aberto, sem escolhas!
No Ring a Bell?

Frases viii & Sonhos

"O sonho representa a realização de um desejo."

"Todos os sonhos têm o sonhador como centro. Os sonhos são absolutamente egoístas."

Ring a Bell?

Coisas que por aqui se lêem i

- Desde tempos imemoriaisque não se pode separar a poesia do simbolismo. Andam sempre juntos, como o pirata e a sua garrafa de rum.
- Acreditas que a senhora Saeki sabia o significado das palavrinhas todas?
Oshima levanta a cabeça, atento ao barulho do trovão, como se quisesse calcular a que distância a trovoada estava.Vira-se para mim e abana a cabeça.
- Não forçosamente. Simbolismo e significado são duas coisas diferentes. Penso que ela encontrou as palavras certas subvertendo processos que se prendem com o significado e a lógica. Apanhou as palavras num sonho, como quem deita delicadamente a mão às asas de uma borboleta que anda ali a esvoaçar. Os verdadeiros artistas são aqueles que se conseguem furtar à tentação da verborreia.
- Estás a querer dizer que, se calhar, a senhora Saeki encontrou essas palavras num outro espaço- em sonhos,por exemplo?
- É o que acontece quase sempre na boa poesia. Se as palavras não logram criar uma espécie de túnel profético que lhes permita chegar até ao leitor, o conjunto deixa de funcionar como poema.

Haruki Murakami, Kafka à beira-mar


Ring a Bell?

quarta-feira, 26 de março de 2008

Também quero descer um

Diz que o IVA vai para os 20%.
Ouvi agora no telejornal na RTP o director (acho que era mas não juro) do Diário Económico a dizer que as calças que custavam 50 euros passam a custar.... 50 euros, ainda que haja de facto implicações para a economia e para aqueles índices que o pessoal dos dinheiros e das economias inventam...
Mas e daí? Se vou continuar a pagar o mesmo pelas calças?! O povão nestas coisas todas é que se lixa a bom lixar!


Ring a Bell?

terça-feira, 25 de março de 2008

A pensar alto i

Será que vale a pena expor-me a um novo tipo de tópicos com a minha musicografia, ou melhor, com a banda sonora da minha vida, ou antes ainda, com as músicas que marcaram e marcam a minha existência?


...


É melhor não porque depois apareciam os "podres" e lá se ia a minha aura de elitista musical armada ao pingarelho.


:)



Não, a minha banda sonora não teria as Doce, ABBA, o Cid ou o Roberto Carlos!!! Juro que não...

Ok, era capaz de ter.... Mas eu era pequenina e não tinha capacidade nem opção de escolha. Redimida?!


Ring a Bell?

Sítios que me enchem a alma vi

Ring a Bell?

Eu v

Quando era miúda e ficava triste chorava e pedia colo.
Agora quando estou triste ainda consigo chorar. Ponto.


Sem Ring a Bell?

Entre Lisboa e Porto

Quando estou em Lisboa sinto-me bem. Até posso dizer que quase identificada com aquela realidade.
Mas depois chego ao Porto e é a minha casa...

É giro.
Lisboa é um amigo íntimo com quem nos apetece divertir e sair.
O Porto é um amor que nos permite sentir, emocionar e chorar.

Lisboa é nouvelle cuisine, sofisticada e subtil.
O Porto é a comida da mãe.


Lisboa é um hotel, de cinco estrelas e com boas condições.
O Porto é o ninho, a casa de família que conta histórias de gerações...

Lisboa é o outro, importante para a existência do meu eu.
O Porto sou eu!

Ring a Bell?

segunda-feira, 24 de março de 2008

Hoje o dia é do B.




Feliz Aniversário B! :)
Bem-vindo ao clube dos Trintões!

Ring a Bell?

quinta-feira, 20 de março de 2008

Frases vii

Muitas vezes, a alma parece-me apenas uma simples
respiração do corpo.

Ring a Bell?

Sons xii & Hoje acordei com esta

(E só trabalho de manhã.)

Ring a Bell?

Vem aí a Páscoa



O que equivale a dizer que para mim vem aí a tortura, sem qualquer humor eclesiástico ou alegoria ao calvário, diga-se.
De todas as épocas festivas do ano é a Páscoa a que me faz entrar mais no pecado da gula, admito. Gosto de ovos de chocolate, de folar (seja o doce, seja o salgado transmontano), de amêndoas de chocolate, de pão de ló, de pintainhos de chocolate, de pão de ló de ovos moles... A ver se me "encho" de legumes e frutinhas até Domingo porque pecar um dia apenas tem menos consequências na balança...

Diz que é Primavera...



Para o Google...
Sempre pensei que começasse a 21! Mas também o Alzheimer já me visita de quando em vez pelo que não é tudo fiável o que esta cabecinha pensa... Lembrei-me logo que se concorresse com um qualquer puto de 10 anos teria de admitir em público que não sabia mais do que ele se tivesse de responder a uma questão como esta...
Assim sendo, bem-vinda Primavera!

Ring a Bell?

terça-feira, 18 de março de 2008

He tornat a meva casa*


M'encanta el català, que pugui fer?**

Ring a Bell?

*De volta a minha casa.
**Gosto de Catalão, que posso fazer?

quinta-feira, 13 de março de 2008

Post a pedido

Quanto à crise dos clubes da segunda circular podia fazer aqui um grande tratado. Contudo, não tenho muito mais para dizer do que um simples LOL.



Ring a Bell?

Coisas que me passam pela cabeça iv

E quando se quer tudo para não perder nada?!

Packing


On my way to Barcelona.
Neste caso é um "encore"...

segunda-feira, 10 de março de 2008

Compras de fim de Inverno

Galochas!!!!
Necessárias para calcorrear os metros de lama que tenho de percorrer para chegar ao Centro de Saúde onde estou agora... E quando digo lama quero mesmo dizer lama, de enterrar, de ficar com o fundo das calças todas amarelas. De chegar ao local de trabalho e ter de ir "lavar" a parte debaixo das calças e as botas e depois dar consultas encostada ao aquecimento central posto no máximo de potência!!

Estas rosa até que são giras...

Ou isso, ou então que não chova e o assunto fica por si só resolvido!


Ring a Bell?

Sons xi

Ring a Bell?

sexta-feira, 7 de março de 2008

Eu iv


Gosto pouco de sopa, salvo raras excepções.

Coisas que me passam pela cabeça iii

E se estou a fazer tudo errado?
Neste preciso momento.
Na minha vida...



Sem Ring a Bell.

Sítios que me enchem a alma v



Ring a Bell?

Sonhos iv

Sonhar com fantasmas do passado e que ainda por cima de fantasmas já pouco têm, a não ser o facto de serem vultos pouco definidos, pode ser cansativo porque actualiza emoções, nem que seja no momento em que a pestana abra e nos lembramos de tudo...


Ring a Bell?

quarta-feira, 5 de março de 2008

'Cabou!

Para o ano há mais...

Há quem tente fazer-nos crer que o futebol é uma ciência e que determinadas peças dispostas de determinada maneira fazem a margem de erro diminuir e surgir as vitórias. Há os PES, e os FIFAS 2000 e tal. Mas ainda há e continuará a existir algo que o ser humano não controla, nem mesmo nos jogos de computador e de PS e afins: o factor sorte. O que faz uma bola entrar depende da eficácia do jogador que remata, mas também poderá depender (em conjunto ou não) da ineficácia de quem defende, mas também do factor sorte através de um ressalto na área, num jogador, na trave mas que envie a bola para dentro, do facto do guarda-redes poder estar um milímetro mais para a direita ou para a esquerda ou de ter uma mão maior ou ser um centímetro mais baixo.

Hoje também foi sorte... falta dela no nosso caso.

Ring a bell?

Ontem fui ver...

... o "Este país não é para velhos" e ainda estou meia apardalada.
Como tal, ainda nem sei o que achar, o que dizer, o que pensar.
As 3 interpretações principais estão muito boas. Então a do Bardem está fenomenal.
Mas é só o que consigo avaliar... para já.
Ainda o estou a digerir. Aos poucos a coisa vai...



Ring a Bell?

domingo, 2 de março de 2008

Eu iii & Frases vii

Nunca viajo sem o meu diário. É preciso ter sempre algo extraordinário para
ler no comboio.

A Importância de Ser Sério, Oscar Wilde*

* mas poderia ter sido dito por mim, passe a imodéstia

Ring a Bell?

Sítios do nosso cantinho que fiquei a conhecer recentemente i

O Fluviário de Mora, onde o Alentejo e o Ribatejo se encontram...
Gostei.

Na viagem de regresso, ali para os lados de Benavente fiquei a saber que há um Vale Tripeiro :)


Ring a Bell?

Sons x

Gracias a la vida que me ha dado tanto :)

Ring a Bell?